X processa Nova York por lei contra discurso de ódio

X processa Nova York por lei contra discurso de ódio
Imagem destaque: ChatGPT

A empresa X, de Elon Musk, está processando o estado de Nova York para contestar uma lei que obriga redes sociais a divulgar como monitoram discursos de ódio, extremismo e outros conteúdos controversos. A plataforma argumenta que isso viola a Primeira Emenda dos Estados Unidos (EUA), que protege a liberdade de expressão.

A lei, chamada Stop Hiding Hate Act, exige que as empresas relatem as medidas que adotam para combater o ódio online e acompanhem os resultados. Os legisladores de Nova York defendem a proposta e acusam redes sociais como X de serem “pântanos de discurso de ódio” e de não informarem claramente suas políticas sobre ódio e desinformação.

O X afirma que cabe às próprias plataformas decidir o que é aceitável, e que o governo não deveria interferir. A empresa já havia conseguido bloquear uma lei semelhante na Califórnia no ano anterior e usou esse caso como base para a ação atual.

Desde que Musk comprou a plataforma em 2022, houve uma grande redução nas regras e nos recursos dedicados à moderação de conteúdo, o que teria contribuído para o aumento de discursos ofensivos.

No ano passado, outro processo movido pelo bilionário contra um grupo de pesquisa que apontou aumento de discurso de ódio na plataforma foi rejeitado por um juiz federal.


📌 Leia também:

ChatGPT perde feio no Atari e vira piada no xadrez virtual

Amazon vai trocar funcionários por IA? CEO faz alerta interno

Meta lançará óculos com Prada e Oakley para unir moda e tecnologia

📬  Fique por dentro das notícias mais quentes do mercado de IA: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: