XRP afunda na Coreia do Sul, enquanto legisladores destituem o presidente interino Han Duck-soo

XRP afunda na Coreia do Sul, enquanto legisladores destituem o presidente interino Han Duck-soo
BBC

A instabilidade política na Coreia do Sul está provocando fortes quedas no mercado financeiro tradicional e de criptomoedas do país.

O impeachment do presidente interino Han Duck-soo, por exemplo, causou grandes correções no valor do won, a moeda local, e no preço do XRP.

A instabilidade fez com que o won caísse para o menor patamar em quase 16 anos, ultrapassando a marca de 1.480 por dólar.

Já o XRP, na Upbit, principal plataforma de negociação de criptomoedas da Coreia do Sul, viu seu volume cair 40% em um único dia.

Além disso, o índice de sentimento empresarial no país caiu para 62 em dezembro, o nível mais baixo desde 2020, segundo dados da Trading Economics.

Crise política

O processo de impeachment de Han Duck-soo, aprovado na Assembleia Nacional, traz muita instabilidade econômica, principalmente quando somado ao fato de que, há duas semanas, o presidente Yoon Suk-yeol havia sido destituído após uma decisão de impor lei marcial por seis horas no início de dezembro.

Yoon justificou a medida como necessária para proteger a ordem constitucional.

Por outro lado, Han enfrentou críticas por sua postura frente às nomeações judiciais que poderiam influenciar a decisão sobre o retorno de Yoon ao cargo.

No entanto, é válido destacar que a suspensão de Han ainda depende de uma análise da Corte Constitucional, que pode levar até 180 dias para deliberar.

Para tentar conter os danos econômicos, o ministro das Finanças, Choi Sang-mok, convocou uma reunião emergencial com o governador do Banco da Coreia.

Na ocasião, foram prometidas ações decisivas para estabilizar o mercado, mas, até o momento, as medidas não foram suficientes para restaurar a confiança dos investidores.

Leia mais: Mercado de criptomoedas na Coreia do Sul cresce 27% em 2024

Deixe seu comentário: