O início de 2025 traz novas perspectivas para o XRP, com a criptomoeda podendo vivenciar uma forte valorização caso a Ripple obtenha um resultado favorável na disputa judicial com a SEC dos Estados Unidos.
O processo, iniciado em dezembro de 2020, acusa a empresa por trás do XRP de violar as leis de valores mobiliários ao vender o token a investidores institucionais.
Em 2023, a juíza Analisa Torres decidiu que o XRP não deveria ser classificado como um security, mas a SEC recorreu, o que mantém a situação indefinida.
Carlos Guzman, analista de pesquisa da GSR, acredita que um desfecho positivo desse caso pode ser um divisor de águas para o preço do XRP.
Expectativas com a administração Trump
A indústria blockchain espera que o governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, traga alívio regulatório.
O republicano tem demonstrado apoio a esse mercado, e um exemplo disso é a nomeação de Paul Atkins, aliado do meio cripto, para presidir a SEC.
Se a Ripple conseguir um resultado regulatório positivo, o XRP poderá se tornar uma das criptomoedas aptas a ser incluídas em ETFs. Inclusive, o especialista em fundos negociados em bolsa da Bloomberg, Eric Balchunas, prevê uma expansão desses produtos no universo blockchain sob a nova gestão.
Leia mais: CEO da Ripple janta com Donald Trump